Mothman
Mothman
Lenda Urbana | 1966 – 1967
Point Pleasant, EUA |
– |
– |
Desaparecido |
No dia 12 de novembro de 1966, cinco homens estavam cavando sepulturas em um cemitério próximo à Clendenin, West Virginia quando viram algo que parecia “um ser humano marrom” que voou de algumas árvores próximas e deslizou baixo sobre suas cabeças. Este foi o primeiro avistamento do Mothman.
Três dias depois, no dia 15, dois casais Roger e Linda Scarberry e Steve e Mary Mallette de Point Pleasant, a cerca 125 km de Clendenin, também avistaram a criatura, que chegou a perseguir o carro deles.
Raymond Wamsley e Cathy Wamsley – sua esposa, Marcella – sua irmã – e sua sobrinha de 3 anos, também presenciaram o humanóide ao fazerem uma visita à um casal de amigos próximo à famosa “Área TNT”.
No dia 17, Roy Grose, de Ohio relatou ter visto a criatura da janela da cozinha. No mesmo dia, na parte da tarde, um menino de 17 anos estava dirigindo pela rota 7, próximo a casa de Roy, quando avistou um pássaro gigante perto do carro dele, seguindo ele por mais ou menos 1km.
No dia 18, dois bombeiros em Point Pleasant, Paul Yoder e Benjamin Enochs, também teriam avistado um pássaro gigante com olhos vermelhos enquanto estavam na “Área TNT”.
No dia 25, mais quatro pessoas estavam passando pela “Área TNT” quando viram alguma coisa grande e de olhos vermelhos voando próximo a elas. Por volta das 7 da manhã do mesmo dia, Thomas Ury dirigia pela Rota 62 e viu uma coisa alta e meio cinza parada perto da estrada. No dia seguinte, Ruth Forester de Charleston, disse que viu o homem mariposa parado no gramado da casa dela. No dia 27, um homem de West Virginia teria sido perseguido pelo homem mariposa e duas crianças teriam avistado ele na mesma noite
A área da TNT é o local de uma fábrica de munições abandonada da Segunda Guerra Mundial chamada West Virginia Ordnance Works. “Hoje a terra é usada principalmente como área de caça e pesca”, diz o fotógrafo Joshua Dudley Greer, “mas continua na Lista de Prioridades Nacionais da EPA (para resíduos perigosos).
No geral, o Mothman é descrito como um humanóide alado bípede e não se parece em nada com uma mariposa Sua cor varia do preto, cinza, e marrom, embora sejam geralmente tons escuros. Ele costuma ter cerca de 2,10 metros de altura, com envergadura de cerca de 10 a 15 metros ou mais, além da capacidade de voar a mais de 160 km / h. Às vezes, ele é descrito como não tendo uma cabeça com os dois enormes olhos vermelhos no peito. Esses olhos são relatados como brilhantes ou pelo menos reflexivos. Os detalhes de seu rosto e pés nunca foram descritos adequadamente
O biólogo da vida selvagem Dr. Robert L. Smith, da West Virginia University, disse a repórteres que as descrições e avistamentos pareciam ser um grou-canadense, um grande pássaro quase tão alto quanto um homem com uma envergadura de dois metros com círculos de coloração avermelhada ao redor dos olhos, e que o pássaro pode ter saído de sua rota de migração. Este grou em particular não foi reconhecido no início porque não era nativo desta região.
Em 15 de dezembro de 1967, a ponte Silver Bridge, que ligava Point Pleasant à Gallipolis – Ohio, colapsou matando 46 pessoas devido a uma falha de um “eyebar”
A ponte foi substituída pela Silver Memorial Bridge e o incidente causou preocupação com autoridades de Santa Catarina, no Brasil, já que a ponte Hercílio Luz em Florianópolis é gêmea da Silver Bridge, inclusive foi construída da mesma forma, e pela mesma empresa. Esse acontecimento deu origem à lenda e conectou os avistamentos do Mothman ao colapso da ponte, já que algumas testemunhas afirmam que o Mothman foi avistado sob a ponte na noite anterior a tragédia.
Alguns dos lugares que Mothman ou seus companheiros visitaram incluem uma mina em Freiburg, Alemanha, onde uma criatura semelhante a Mothman assustou os mineiros pouco antes de um colapso. Outra visita notável foi à usina nuclear de Chernobyl, onde uma criatura assombrou as instalações por um tempo antes do famoso derretimento nuclear. Havia também duas fotos do Mothman tiradas em Nova York em 11 de setembro e vários avistamentos antes do colapso da ponte de Minnesota. Alguns acreditam que o Mothman tenta alertar as pessoas sobre desastres que estão para acontecer.
Point Pleasant realizou seu primeiro Festival Anual Mothman em 2002. “O Mothman Festival é um evento anual realizado a cada terceiro fim de semana de setembro, que comemora o avistamento do Point Pleasant, em West Virginia, em 1966, que deu origem à infame lenda alada de olhos vermelhos.” diz o site do evento. O festival é realizado no terceiro fim de semana de cada setembro. Segundo o organizador, Jeff Wamsley, o atendimento médio do Mothman é estimado em 10 a 12 mil pessoas por ano.
Em junho de 2020, uma petição foi iniciada para substituir todas as estátuas confederadas nos Estados Unidos pelas estátuas do Mothman. Em julho de 2020, a petição acumulou mais de 2.000 assinaturas.
Literatura
- Mothman and Other Curious Encounters (2002) – Loren Coleman
- “The Mothman’s Photographer: The Work of an Artist Touched by the Prophecies of the Infamous Mothman” (2007 Andrew Colvin
- “The Mothman Prophecies” (2007) John Keel – foi o autor que popularizou a lenda do Mothman
- “Mothman: The Facts Behind the Legend” (2001) Donnie Sergent Jr.
- “Kriptus: A Ciência do desconhecido” – Gerson Avillez
- “Monsters” – Judith Herbst
Tv e Cinema
- “The Mothman Legacy” foi lançado nas plataformas de streaming em 20 de outubro de 2020, Dirigido por Seth Breedlove e produzido por Adrienne Breedlove, este filme é uma continuação de “Terrors in The Skies” e uma sequência direta de “The Mothman of Pleasant Point “de 2017.
Fontes:
http://cryptidz.wikia.com/wiki/Mothman
http://cryptomundo.com/cryptozoo-news/scarberry-obit2/
http://culturecrossfire.com/etc/mothman-sightings/
http://doubtfulnews.com/2016/11/mothman-appears-in-photos-alleged-to-be-from-west-virginia/
http://io9.gizmodo.com/5818781/mothman-an-expose
https://themothman.fandom.com/wiki/Category:Newspapers