Ted Bundy
Ted Bundy
Serial Killer | 1974 – 1978
Vários estados, EUA |
+30 vítimas |
Pena de morte |
24 de janeiro de 1989 cadeira elétrica |
Theodore Robert Cowell nasceu em 24 de novembro de 1946 em Burlington. Ele foi criado pelos avós, que se diziam seus pais adotivos e diziam que Eleanor Louise Cowell era sua irmã, quando na verdade ela era sua mãe biológica. Eles só contaram a verdade à Ted quando Eleanor se casou com o padrasto de Ted, que inclusive deu seu sobrenome, Bundy, ao rapaz.
Segundo a mídia, Bundy foi condenado por roubo duas vezes durante o ensino médio, mas como ele menor de idade, sua ficha foi apagada ao atingir a maioridade.
Bundy tinha fama de ser muito charmoso, bonito e carismático, além de muito inteligente, e ele usava essas características pra atrair suas vítimas. Ele se aproximava delas em locais públicos, normalmente fingindo ter algum membro quebrado e pedindo ajuda. Depois que ele atraía as vítimas, normalmente meninas muito parecidas com sua ex-namorada – mulheres brancas, jovens, com cabelos compridos, lisos e repartidos no meio – ele batia nelas e as levava para um lugar afastado.
Em 1974 ele foi preso quando tentou fugir de um policial. Quando os policiais alcançaram ele encontraram junto de Bundy um picador de gelo, um pé-de-cabra, uma meia-calça furada (supostamente para os olhos), entre outras coisas. Ele foi preso por suspeita de roubo e deppois acusado e condenado pela tentariva de sequestro de Carol DaRonch. Ele fugiu da prisão em 1977, depois de duas tentativas fracassadas.
Em fevereiro de 1978 ele foi parado pela policia, logo após assassinar Kimberly Leach, de 12 anos. Ele estava dirigindo um carro roubado e foi preso por isso
Todos os desaparecimentos ocorreram à noite, geralmente perto de obras em andamento, uma semana após os exames intermediários ou finais; todas as vítimas usavam jeans, e, na maioria das cenas de crime, havia avistamentos de um homem usando gesso ou tipóia e dirigindo um Fusca marrom ou marrom.
Depois de verificar em muitas listas que a polícia compilou – colegas de classe e conhecidos de cada vítima, os proprietários de Fuscas – chamados “Ted”, criminosos sexuais conhecidos etc. – eles consultaram o computador em busca de coincidências. Dos milhares de nomes, 26 apareceram, em quatro listas separadas. Os detetives também compilaram manualmente uma lista dos 100 “melhores” suspeitos. Bundy não só aparecia nas quatro listas, como aparecia no topo dessa última.
Na noite anterior à sua execução, Bundy analisou a contagem de vítimas com Bill Hagmaier, estado por estado. Eles chegaram num total de 30 homicídios: 11 em Washington, 8 em Utah (3 não identificados), 3 no Colorado, 3 na Flórida, 2 no Oregon (ambos não identificados), 2 em Idaho ( 1 não identificado) e 1 na Califórnia (não identificado).
Vítimas identificadas – em ordem cronológica do ataque:
- 1974
Washington, Oregon
4 de janeiro: Karen Sparks, 18 anos – sobreviveu
1 de fevereiro: Lynda Ann Healy, 21 anos
12 de março: Donna Gail Manson, 19 anos
17 de abril: Susan Elaine Rancourt, 18 anos
6 de maio: Roberta Kathleen Parks, 22 anos
1º de junho: Brenda Carol Ball, 22 anos
11 de junho: Georgann (freqüentemente escrito incorretamente “Georgeann”) Hawkins, 18 anos
14 de julho: Janice Ann Ott, 23 anos e Denise Marie Naslund, 19
Utah, Colorado, Idaho
2 de outubro: Nancy Wilcox, 16 anos
18 de outubro: Melissa Anne Smith, 17 anos
31 de outubro: Laura Ann Aime, 17 anos
8 de novembro: Carol DaRonch, 18 anos – sobreviveu – e Debra Jean Kent, 17 - 1975
Utah, Colorado, Idaho
12 de janeiro: Caryn Eileen Campbell, 23 anos
15 de março: Julie Cunningham, 26 anos
6 de abril: Denise Lynn Oliverson, 25 anos
6 de maio: Lynette Dawn Culver, 12 anos
28 de junho: Susan Curtis, 15 anos - 1978
Flórida
15 de janeiro: Margaret Elizabeth Bowman, 21 anos; Lisa Levy, 20 anos; Karen Chandler, 21 anos; Kathy Kleiner, 21 anos e Cheryl Thomas, 21 anos
9 de fevereiro: Kimberly Dianne Leach,12 anos
Outras possíveis vítimas:
Ann Marie Burr, 8 anos; Lisa E. Wick, 20 anos; Lonnie Ree Trumbull, 20 anos; Susan Margarite Davis, 19 anos; Elizabeth Perry, 19 anos; Rita Patricia Curran, 24 anos; Joyce Lepage, 21 anos; Rita Lorraine Jolly, 17 anos; Katherine Merry Devine, 14 anos; Sandra Jean Weaver, 19 anos; Melanie Suzanne Cooley, 18 anos; Shelley Kay Robertson, 24 anos; Nancy Perry Baird, 23 anos; Debbie Smith, 17 anos
A biógrafa Ann Rule, que havia trabalhado com Bundy, o descreveu como um “sociopata sádico que tirava prazer da dor de outros seres humanos e do controle que exercia sobre suas vítimas, ao ponto da morte, e até depois.”
Durante seus julgamentos, Bundy renunciou ao direito de um advogado e defendeu ele mesmo: “Ficarei com o homem que mais conheço no momento, e este sou eu”. Ele sempre teve fama de ser muito inteligente e achou que poderia ganhar os processos. Ele acabou recusando um acordo onde se declararia culpado de matar as duas vítimas da irmandades e Kimberly LaFouche em troca de três sentenças de 25 anos.
Bundy foi julgado na Flórida em 25 de junho de 1979 pelos assassinatos das mulheres da fraternidade, onde foi considerado culpado e recebeu duas sentenças de morte. Em 7 de janeiro de 1980, Bundy foi julgado por matar Kimberly Leach, mas desta vez foi representado por um advogado. A defesa alegou insanidade, já que havia muitas provas incontestáveis contra ele. Bundy foi considerado culpado e recebeu sua terceira sentença de morte.
Bundy foi executado na cadeira elétrica na Prisão Estadual da Flórida em Raiford, no dia 24 de janeiro de 1989.
Filmes e TV
Ted Bundy: Devil in disguise – Hulu
Ted Bundy: Ted Bundy: An American Monster – Hulu
Ted Bundy: Apaixonada por um assassino – Amazon Prime
The Deliberate Stranger (1986), interpretado por Mark Harmon
Ted Bundy (2002), interpretado por Michael Reilly Burke
The Strange Beside Me (2003), interpretado por Billy Campbell
The Riverman (2004), interpretado por Cary Elwes
Bundy: An American Icon (2008), interpretado por Corin Nemec
The Capture of the Green River Killer (2008), interpretado por James Marsters
Livros
Ted Bundy: Um Estranho Ao Meu Lado – Ann Rule – Darkside
The Phantom Prince: My Life with Ted Bundy – Elizabeth Kendall
The Bundy Murders: A Comprehensive History – Kevin M. Sullivan.
Ted Bundy: Conversations with a Killer – Stephen G. Michaud e Hugh Aynesworth
Defending the Devil: My Story as Ted Bundy’s Last Lawyer – Polly Nelson
Violent Mind: The 1976 Psychological Assessment of Ted Bundy – Al Carlisle
The Only Living Witness: The True Story of Serial Sex Killer Ted Bundy – Stephen G. Michaud e Hugh Aynesworth