Jeffrey Dahmer
Jeffrey Dahmer
Serial Killer | 1978 – 1991
Wisconsin, EUA |
17 vítimas |
16 prisões perpétuas |
Novembro de 1994 Traumatismo craniano |
Jeffrey Lionel Dahmer nasceu em 21 de maio de 1960 em Milwaukee, Wisconsin. Ele era o filho mais velho de Lionel Herbert Dahmer, estudante de química, e Joyce Annette, operadora de teleprompter. Joyce era hipocondríaca e sofria de depressão e ansiedade. Seu pai passava muito tempo fora devido aos estudos e sua mãe estava muito acometida pela doença e acabava tomando toda a atenção de Lionel quando ele estava em casa, dessa forma seus pais não eram muito presentes.
Jeffrey desde muito pequeno sempre foi muito quieto e sempre demonstrou muito interesse em cadáveres de animais, porém nunca chegou a matar nenhum. Ele tinha uma coleção de insetos e costumava recolher pequenos animais mortos nas estradas para estudá-los. De acordo com o livro “The Shrine of Jeffrey Dahmer”, quando Jeffrey era criança ele encontrou alguns ossos debaixo da casa, no crawlspace, e achou eles completamente fascinantes. Ele os chamou de ‘fiddlesticks’ e brincou com eles sem parar. E sempre que ele segurava alguns de seus animais de estimação, ele podia sentir seus ‘fiddlesticks’ dentro deles e se perguntava se eles eram iguais aos que ele tinha encontrado.
Nessa época também, uma professora de Jeffrey chegou a comentar que ela sentia que ele estava sendo negligenciado, embora não tivesse nenhuma evidência disso. Joyce encontrou algumas soluções para essa afirmação da professora: Ela decidiu que precisava sair da depressão e tomar decisões. Primeiramente ela e o marido entraram para a Igreja de Cristo e se batizaram na igreja. O que, segundo Lionel, tornou a vida deles mais equilibrada. Segundo, ela disse a Lionel que queria outro filho, então eles pararam de “se proteger” e rapidamente Joyce engravidou novamente. Com a chegada do seu novo irmão, Jeffrey estava ansioso para brincar. Joyce escreveu em uma carta para seus avós que ele tinha várias ideias de nomes pro novo bebê. “David”nasceu em 18 de dezembro de 1966 e foi Jeffrey que escolheu o nome do irmão.
Por volta de 1970 o estado de sua mãe piorou e a quantidade de medicamentos que ela tomava por dia tinha aumentado drasticamente, até que chegou ao ponto de Joyce ser internada em um hospital por cerca de um mês na ala psiquiátrica. Ela passou por cerca de 22 sessões de psicoterapia nesse período, mas de qualquer forma o número de pílulas que ela ingeria por dia não diminuiu. Jeffrey se sentia culpado de alguma forma pela depressão da mãe e estava cada vez mais distante e isolado. Por volta dos 14 anos, segundo seu irmão David, Jeffrey começou a beber. Durante o ensino médio ele nunca foi popular socialmente falando, ele não era muito “aceito” pelos colegas. Ele era um dos palhaços da turma e gostava muito de pregar peças.
Em 1978 os pais de Jeffrey decidiram se divorciar, Jeffrey cometeu seu primeiro assassinato naquele mesmo ano, três semanas após sua formatura. Com a mudança de sua mãe e irmão, ele acabou ficando sozinho na casa da família, seu pai tinha decidido ir morar em um motel. No dia 18 de junho Jeffrey pegou um caroneiro chamado Stephen Hicks e convidou para beber cerveja com ele na casa de seu pai, planejando fazer sexo com ele.
Dahmer golpeou a parte de trás da cabeça de Stephen com um haltere de 30 kg. Quando Stephen ficou inconsciente, Dahmer o estrangulou até a morte com a barra do haltere, depois tirou as roupas do rapaz e se masturbou em pé sobre o cadáver. No dia seguinte, Dahmer dissecou o corpo de Hicks no porão e em seguida enterrou os restos mortais em uma cova rasa no quintal. Várias semanas depois, desenterrou os restos mortais e cortou a carne dos ossos, então dissolveu a carne em ácido antes de jogar a solução no vaso sanitário. Ele também esmagou os ossos com uma marreta e os espalhou na floresta atrás da casa da família.
Sei semanas depois do assassinato de Stephen, o pai de Dahmer, junto com sua nova “amiga” voltaram para casa e só então descobriram que o Dahmer tinha ficado sozinho por todo esse tempo.
Em janeiro de 1979 Dahmer se alistou no exército a pedido de seu pai. Lá ele treinou como especialista em medicina em Fort Sam Houston no Texas. Em julho do mesmo ano ele foi para Baumholder na Alemanha onde serviu como médico de combate. Como Dahmer tinha um problema muito grande com a bebida, ele recebeu dispensa honrosa pois seus superiores acharam que os problemas dele no exército não aconteceriam na vida civil.
Em setembro de 1981 ele ligou para o pai e pediu pra voltar pra Ohio. Depois de algumas tentativas fracassadas por parte do pai de Dahmer de afastar o filho do álcool, ele mandou o filho ir morar com a avó, na esperança que ela pudesse convencer ele a ficar sóbrio já que ela era a única da família que Dahmer demonstrava afeto.
Em janeiro de 1985 ele arrumou um emprego de misturador na Milwaukee Ambrosia Chocolat Factory, trabalhando das 11 da noite as 7 da manhã, de domingo a sexta. Durante esse período, Dahmer foi preso por pelo menos 3 vezes por conduta inapropriada, nudez pública e consumo de bebidas alcoólicas em lugar público.
No dia 20 de novembro de 1987, Dahmer encontrou Steven Tuomi, de 25 anos, em um bar e o convenceu a ir até o hotel Ambassador onde Dahmer estava hospedado por aquela noite. De acordo com Dahmer em declaração à jornalista Nancy Glass, ele não teve intenção de matar Steve “eu estava planejando apenas drogá-lo e passar a noite com ele, mas eu não tinha nenhuma intenção de matar ele”. O corpo de Steve foi desmembrado no porão da casa da avó de Dahmer e os restos descartados no lixo. Nunca foram encontrados restos mortais.
A partir daí, começa o período de spree kill (assassinato contra duas ou mais vítimas num curto período de tempo e em locais diferentes) de Dahmer:
- 1988
16 de janeiro: James Edward Doxtator, 14 anos.
24 de março: Richard Guerrero, 22 anos. - 1989
25 de março: Anthony Lee Sears, 24 anos. - 1990
20 de maio: Raymond Lamont Smith (também conhecido como Ricky Beeks), 32 anos.
14 de junho: Edward Warren Smith, 27 anos.
2 de setembro: Ernest Marquez Miller, 22 anos.
24 de setembro: David Courtney Thomas, 22 anos. - 1991
18 de fevereiro: Curtis Durrell Straughter, 17 anos.
7 de abril: Errol Lindsey, 19 anos.
24 de maio: Tony Anthony Hughes, 31 anos.
27 de maio: Konerak Sinthasomphone, 14 anos.
30 de junho: Matt Cleveland Turner, 20 anos.
5 de julho: Jeremiah B. Weinberger, 23 anos.
15 de julho: Oliver Joseph Lacy, 24 anos.
19 de julho: Joseph Arthur Bradehoft, 25 anos.
No dia 22 de julho de 1991, por volta de 23:45, dois policiais foram abordados por um rapaz com algemas num dos pulsos, alegando que alguém o teria ameaçado com uma faca. O rapaz era Tracy Edwards, 32 anos, que mais cedo naquela noite tinha aceitado dinheiro de Dahmer para ir até o apartamento dele e posar nu para fotos. De acordo com a vítima, Dahmer teve dificuldades em algemá-lo e só conseguiu por as algemas em um dos pulsos. Com uma faca de açougueiro, Dahmer forçou Tracy a entrar no quarto, mas com a desculpa de que precisava ir ao banheiro, Tracy percebeu que Dahmer não estava segurando a algema, então deu um soco no rosto de Dahmer, e chutou ele no estômago, correu para a porta e escapou. Correndo pelas ruas com algemas ainda penduradas Tracy então encontrou os policiais Robert Rauth e Rolf Mueller que foram até o apartamento de Dahmer.
No dia 23 de julho de 1991, Dahmer foi interrogado pelo detetive Patrick Kennedy, juntamente com o detetive Dennis Murphy. As entrevistas totalizaram mais de 60 horas. Aqui você pode conferir todo o depoimento de Dahmer
Em 15 de fevereiro, o tribunal se reuniu para o veredicto: Dahmer foi considerado são e culpado por 15 acusações de assassinato e o condenou a 15 prisões perpétuas, totalizando 957 anos de prisão, que era a pena máxima disponível quando Wisconsin aboliu a pena de morte em 1853. Em sua audiência, Dahmer expressou remorso por suas ações e disse que desejava sua própria morte.
Enquanto trabalhava como zelador no ginásio da prisão, Dahmer e outro preso, Jesse Anderson, foram severamente espancados pelo companheiro Christopher Scarver com uma vassoura em 28 de novembro de 1994. Dahmer morreu de traumatismo craniano grave enquanto estava a caminho do hospital e Anderson morreu dois dias depois.
Filmes
Dahmer – O Canibal de Milwaukee – escrito por Carl Crew e dirigido por David R. Bowen.
Dahmer – Mente Assassina – estrelado por Jeremy Renner e co-estrelado por Bruce Davison como o pai de Dahmer, Lionel.
Raising Jeffrey Dahmer – gira em torno das reações dos pais de Dahmer após sua prisão em 1991
The Jeffrey Dahmer Files – documentário independente, apresenta entrevistas com a ex-vizinha de Dahmer, Pamela Bass, bem como com o detetive Patrick Kennedy e com o médico legista da cidade Jeffrey Jentzen.
Meu Amigo Dahmer – baseado no romance gráfico de John Backderf, é estrelado por Ross Lynch como Dahmer e narra seus anos de ensino médio e os eventos que levaram ao seu primeiro assassinato.
Livros
Meu amigo Dahmer – Derf Backderf, Darkside
A Father’s Story (Inglês) – Lionel Dahmer
The Jeffrey Dahmer Story: An American Nightmare – Donald Davis
Milwaukee Massacre: Jeffery Dahmer and the Milwaukee Murders – Robert J. Dvorchak
Minds on Trial: Great Cases in Law and Psychology – Charles Patrick Ewing, Joseph T. McCann.
Murderous Minds: Exploring the Criminal Psychopathic Brain: Neurological Imaging and the Manifestation of Evil – Dean A. Haycock.
The Shrine of Jeffrey Dahmer – Brian Masters.
Televisão
The Trial of Jeffrey Dahmer – dirigido por Elkan Allan, o documentário termina com o discurso de Dahmer ao juiz Laurence Gram, após sua condenação.
O canal Investigation Discovery transmitiu um documentário focado em Dahmer em sua série de documentários, Most Evil.
A HLN transmitiu um episódio focado nos crimes de Dahmer como parte de sua série de investigação, How Really Happened. O episódio The Strange Case of Jeffrey Dahmer, foi ao ar originalmente em 31 de março de 2017.
O canal Oxygen, transmitiu o documentário de duas partes, Dahmer on Dahmer: A Serial Killer Speaks, em novembro de 2017.
Na série da Netflix “Dark Tourist” Temporada 1, episódio 3. 20 de julho de 2018.
Jeffrey Dahmer: Mente de um monstro – do canal Investigation Discovery foi transmitido pela primeira vez em maio de 2020 e inclui entrevistas com o pai de Dahmer, ex-vizinhos e testemunhas oculares, além de investigadores e psiquiatras forenses.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Jeffrey_Dahmer
https://pt.wikipedia.org/wiki/Spree_killer
The Milwaukee Muders – Don davis
1 Comment
Minha primeira vez aqui no site, tô maratorando o podcast até chegar nos episódios atuais kkk. Vim ver o diagrama do altar do Dahmer e tô impressionada com o quanto o site de vocês é lindo e extremamente organizado, parabéns meninas, adoro vocês 💕💕