Columbine
Eric Harris e Dylan Klebold
Assassinato em massa | 1999
Colorado, EUA |
15 vítimas fatais |
– |
Suicídio |
O Massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 na Columbine High School no Colorado, Estados Unidos. Eric Harris e Dylan Klebold colocaram uma bomba em um campo, há mais ou menos 4,5km de distância da escola. A bomba estava programada para explodir às 11:14 daquele dia e deveria ser uma distração para o corpo de bombeiros, que ficava há cerca de 3km do local, e manter os bombeiros ocupados.
Eles chegaram separados na escola e armaram duas bombas de propano programadas para explodir por volta das 11:17, colocaram as bombas dentro de mochilas e deixaram dentro do refeitório, que era o alvo principal, e então voltaram separadamente para seus carros. Essas bombas tinha força para matar todos os alunos presentes ali, porém a explosão das bombas falhou e os dois se encontraram novamente e foram em direção a escola, dessa vez armados.
Eles subiram a escada lateral da escola e atiraram contra dois estudantes que lanchavam no gramado ao lado da escola, em seguida Eric atirou em direção à escada e acertou mais três alunos. No início os professores acharam que era algum tipo de brincadeira. Quando chegaram na biblioteca encontraram 52 alunos e 4 funcionários escondidos.
Nas câmeras de segurança do local pode-se ver que Eric e Dylan chegaram a atacar policiais que rodeavam o lugar. As 12:08 os dois fizeram uma contagem regressiva e se suicidaram. Inicialmente a polícia estimou mais de 25 mortos, pela quantidade de sangue encontrada no local, porém o número de mortes foi oficialmente 13 pessoas, além de Dylan e Eric.
Eric nasceu em Wichita, Kansas. Sua família se mudava frequentemente, pois o pai de Eric era piloto de transporte da Força Aérea dos Estados Unidos. Nos três primeiros anos em que moraram na área de Littleton eles viveram em casas alugadas e, foi durante esse período que Eric conheceu Dylan. Dylan nasceu em Lakewood, Colorado. Seus pais eram pacifistas e Dylan e seu irmão mais velho, Byron, frequentavam aulas da tradição Luterana.
Em 1996, Eric criou um site, inicialmente, para mapas para o video-game “DOOM” juntamente Dylan. Lá havia manuais sobre como fabricar explosivos caseiros. Em 30 de janeiro de 1998, Eric e Dylan roubaram ferramentas e outros equipamentos de uma van próxima a LIttleton. Eles foram presos e tiveram que participar de um programa de reeducação juvenil onde frequentavam as aulas obrigatórias para controle de raiva e terapia com psicólogo, além de outras coisas. Eles foram liberados do programa por bom comportamento e logo após a liberação, o site de Eric sumiu e ele havia começado a escrever em diários, assim como Dylan. Nesses diários, os dois falavam do arsenal de armas deles que estava crescendo, como fugir para o México e como sequestrar um avião, além de vários planos do ataque.
Eles possuíam vários vídeos sobre explosivos, munições e armas ilegais que eles tinham. Um dos últimos textos do diário de Eric dizia: “Eu odeio vocês por me deixarem fora de tantas coisas divertidas. E não, não… digam: “Bem, isso é culpa sua”, porque não é, vocês tinham meu número de telefone, e eu perguntei e tudo, mas não. Não não não não deixem o GAROTO esquisito Eric vir junto.” Dylan disse em um dos vídeos “Vocês estão dando merda pra gente há anos. Porra, vocês vão pagar por toda essa merda! Nós não estamos nem aí. Porque vamos morrer fazendo isso”. Mais ou menos 30 minuto antes do ataque, eles gravaram um último vídeo se despedindo e se desculpando com os amigos e família.
O ataque ocorreu no aniversário de Hitler, o que levou à especulação da mídia. Embora alguns conhecidos de Eric e Dylan digam que a dupla não admirava Hilter ou o nazismo, Dave Cullen, o autor do livro Columbine, cita evidências de que Eric reverenciou os nazistas. Ele os elogiava varias vezes em seu diário além de frequentemente cumprimentar seus colegas com saudações e citações nazistas nos meses antes do massacre. Dave Cullen foi um dos primeiros repórteres a chegar à cena e escreveu o livro Columbine ao longo de 10 anos em conjunto com esse guia, onde você encontra vários fatos sobre Columbine, a tragédia, e até mesmo imagens dos diários de Eric Harris & Dylan Klebold.
A comédia de 1999, Duck! The Carbine High Massacre e o filme Zero Day, de Ben Coccio, lançado em 2003, são inspirados no massacre na Columbine High School.
O documentário Michael Moore, lançado em 2002, Bowling for Columbine fala sobre a compulsão americana por armas e a facilidade de acesso.
Uwe Boll, Heart of America: Home Room, foi lançado em 2003. Acredita-se que o filme é inspirado em vários tiroteios que são listados antes dos créditos, dentre eles, Columbine.
Em 2004, o tiroteio foi dramatizado no documentário Zero Hour e em 2007 foi documentado em um episódio de The Final Report, da National Geographic.
O filme April Showers, 2009, foi escrito e dirigido por Andrew Robinson, que era aluno sênior na Columbine High School durante o massacre.
O filme biográfico I’m Not Ashamed, lançado em 2016, foi baseado nos diários de Rachel Scott, sobrevivente do massacre.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Columbine_High_School_massacre
https://murderpedia.org/male.H/h/harris-eric-shooting-2.htm
Livro Columbine, de Dave Cullen fornecido pela Darkside