Amber Hagerman
Amber Hagerman
Desaparecida | 1996
Texas, EUA |
– |
– |
15 de janeiro de 1996 |
Alerta Amber é um sistema de distribuição de mensagens para que a população possa ajudar a encontrar crianças sequestradas. AMBER vem de America’s Missing: Broadcast Emergency Response (Desaparecimento na América: Transmissão de resposta de emergência) e foi criado nos Estados Unidos em 1996 após o desaparecimento de Amber Hagerman, 9 anos.
Amber foi sequestrada e asassinada em Arlington, Texas em 21 de janeiro de 1996. Ela havia saído para andar de bicicleta com seu irmão mais novo, que acabou voltando para casa e deixando Amber sozinha. Quatro dias após o sequestro um homem que estava passeando com seu cachorro acabou tropeçando em um corpo na parte rasa de um riacho que ficava atrás de um condomínio chamado Forest Hills, menos de 10 quilômetros do local do sequestro.
Infelizmente a pericia nao foi de muita ajuda nesse caso, quando seu corpo foi encontrado ela estava nua exceto por uma meia, porém a água corrente no riacho acabou lavando o corpo de evidências que seriam fundamentais para o caso. Depois de seu assassinato, Diana Simone, uma mãe da cidade de Forth Worth, deu uma entrevista para uma rádio local dizendo que toda hora eles falavam sobre a previsão do tempo e questionou por quê eles não poderiam informar quando uma criança fosse sequestrada. Vários pais da área de Forth Worth e Dallas se juntaram aos apelos, e após um tempo o país inteiro se mobilizou para que um sistema assim fosse criado.
Nove meses depois da morte de Amber Hagerman, foi criado o Amber alert e, de acordo com o site do projeto, o programa até agora resultou em 897 resgates infantis bem sucedidos (2017). Donna Williams, mãe de Amber diz que ao mesmo tempo em que fica feliz pelo programa ajudar encontrar tantas crianças, ela não pode evitar pensar no que teria acontecido se o programa já existisse quando sua filha desapareceu.
Em janeiro de 2016 Donna e Ricky, juntamente com policiais que investigaram o caso fizeram uma coletiva de imprensa, pedindo ao público que se tivesse qualquer dica ou denúncia que ajudasse a identificar o assassino de Amber, que os procurassem. Nesse dia, o governador do Texas Greg Abbot declarou que 13 de janeiro é o dia da conscientização do Amber alert, em honra à família Hagerman e seus esforços para a criação do alerta Amber.
Sem evidências forenses, o caso de Amber continua sem solução, mas a polícia garante que irá continuar seu trabalho de investigação para que a justiça seja feita por Amber e sua família.
Fontes: